17 de jun. de 2010

A Arca de Noé

Este espaço está reservado para várias actividades de intervenção pedagógica, porém mediado com projectos de aprendizagem (projectos de curta duração e que pode culminar apenas na sala de aula pela intenção de atingir um deficit de aprendizagem ou um plano de ensino elaborado). Aqui você vai trocar ideias, expor comentário e divulgar o meu trabalho sendo um multiplicador da prática pedagógica. Estou a disposição para quaisquer comentário ou solicitação de explicações, dúvidas e sugestões.


1º Projeto : A ARCA DE NOÉ




Este Projecto de aprendizagem pode durar quinze dias, um mês ou até mesmo uma unidade. Tudo vai depender da necessidade da turma. Objectivado a criar o sabor pela leitura de poemas e a interpretação dos mesmos, este trabalho pode ocorrer com turmas leitoras ou ainda não leitoras devido a possibilidade do trabalho com pseudoleitura mediante aos poemas e sua musicalidade.




A ideias de trabalhar com os poemas de Vinicius de Moraes musicados por ele e Toquinho veio da necessidade do resgate do belo e mágico dos poemas e de perceber como estes podem atingir grandes habilidades no trabalho para o letramento.




Aqui será exposto os trabalhos realizados na rede Municipal de Ensino com crianças de 3º ano em nível pré silábico e silábico alfabético, portanto com a intencionalidade de atingir metas para romper os déficit de aprendizagem existentes nestas crianças.




Foram utilizados vários poemas e vídeos do musical "A ARCA DE NOÉ 1 E 2" utilizando a pseudo leitura , que ,muito elevou a auto-estima da turma e o prazer pelo ato pedagógico ( as aulas foram muito participativas). Em cada actividade uma acção pedagógica que pode ser conferida nas fotos e nos slides com actividades. Segue também alguns planos de acção que foram desenvolvidos para a aplicabilidade deste projecto que ainda está em andamento com a turma e com resultados surpreendentes.

Actividade nº 01








Actividade nº 02






Atividade nº 03


Atividade nº 04



Atividade 05

Atividade 06

 

















Um comentário:

Anônimo disse...

Eu amo o trabalho com a arca de Noé é simplesmente fantástico!