5 de jun. de 2010

Os Ciclos de Aprensizagem: Um caminho para combater o Fracasso Escolar

III Dia de Curso e os nossos trabalhos já estavam potencializando os próximos dias nas oficinas para a produção dos acompanhamentos de aprendizagem com a construção de habilidades e Competências por especificidade na área de conhecimento e por segmento.
Os professores puderam rever os conceitos sobre habilidades e competência; criarão um quadro para o Plano de Ensino que não foge muito da proposta da Rede Municipal de Ensino de Salvador, porém com considerações muito relevantes...
Exemplo: Explicar o processo avaliativo no quadro onde descrevem a situação didática (metodologia a ser trabalhada) , haja vista que esta avaliação é processual. Acreditei ser muito pertinente e por isso abracei a ideia; outra situação foi separar os recursos fornecidos pela escola e os seus recursos próprios para que ficasse visível o seu investimento e o investimento da escola.
Bom! Com o quadro pronto foi só seguir para as oficinas nos dias seguintes! Confira o slide desde dia e o vídeo que finaliza esta etapa dos trabalhos!


Para finalizar os trabalhos, no dia da última oficina, ofereci aos professores um vídeo que simbolizava o sentimento que eu tinha sobre aquele grupo durante cada dia do curso. Confira!


2 comentários:

Conceição Bispo disse...

Adorei essa formação. Me fez repensar muitas ações na minha prática pedagógica. Essa formação me fez repensar minha vida.
Eu mereço mais, sou capaz de mais, meus alunos merecem mais, eu agora posso muito mais.
Obrigada, Lusiane por abrir mais esssa porta p/ mim.
Bjux, Conceição Bispo.

Educação: da Intenção a Ação disse...

Com certeza que foi muito importante juntar os savoir-faire de todos os oarticipantes, inclusive o seu, para que esse trabalho tivesse o resultado que estamos percebendo na prática. Agora é movimentar toda a sua habilidade para gerar competência em vc e claro, no aluno.
Obrigada!