20 de mai. de 2011

Na Trilha da Humanidade - O Museu na Escola

NA TRILHA DA HUMANIDADE: SUCESSO NO COLÉGIO IMPÉRIO E EM TODA COMUNIDADE

Nos dias 12/13/14 de maior /2011, o Colégio Império deu lugar para o Museu de História Natural e arqueolia Wilson Estevanovic.
Os alunos do Esino Médio prepararam toda a arnomentação deixando todo o espaço escolar ambientalizado. Foram eles, também, que monitoraram todas as sessões do Museu de forma muito campetente, mostrando o conteúdo e todos os conhecimentos adquiridos em suas pesquisas.

Dividido em várias sessões , o meuseu (Colégio Império) transformou cada sala de aula em um local da nossa história que partiu desde a paleontologia as áreas das novas tecnologias. Cada sala, então era um local que foi trilhado pelos visitantes e alunos, a trilha que esta fundamentado no projeto: Na Trilha da Humanidade.

As visitações ocorreram da seguinte forma:

Dia 12/05/2011 - Educação Infantil até o 5o ano FI

Neste dia a sessão do Iluminismo ficou fechada, pois lá havia uma guilhotina de verdade que era apresentada com o julgamento de Maria Mamão tal como se fazia na época da Revolução Fancesa, portanto inapropriada as crianças menores, eu mesma achei muito chocante e me assustou ver Maria mamão sendo partida ao meio, porém comer o mamão depois foi bem gostoso. Haja mamão!!!!

Dia 13/05/2011 - Fundamental II


Adicionar legenda

Neste dia os alunos do 6o ano 9o ano puderam fazer a trilha da humanidade e percebi o alto grau de interesse e participação. Eles puderam ouvir os monitores (alunos do ensino médio e equipe do museu), traram fotos e se prepararam para fazer o portifólio (forma avaliativa para este segmento).
Neste dia, a sessão do ilminismos estava aberta e foram decapitados muitos mamões. Forte a cena, mas que levou a todos sobre uma grande reflexão e relação sobre os acontecimentos históricos e a importância da Revolução Francesa para o pensamento iluminista que gerou outras revoluções.

Dia 14/05/2011 _ Toda a comunidade do bairro e adjacencia

Neste dia os alunos ainda estavam com todo gás e a comunidade ficou entusiasmada com o trabalho realizado por todos os alunos e equipe escolar do Colégio Império. O sucesso foi comprovado pela transparência do público.

Vamos agora ver sessão uma a uma:

O Universo:

O encontro do evolucionismo com o criacionismo. Pode até parecer impssível, mas com criatividade, bom senso, respeito as várias concepções e a ceteza que não eistem verades absoolutas, nós conseguimos esta proeza.

Os alunos Breno (2o ano EM), Noemi (1o ano EM) e Carolina (1o ano EM) deram show de informação, mas sobretudo de consientização das fragilidades do mundo devido a ação humana. Confira as fotos:

Carolina 1o ano EM
Deus e o homem, Deus e a Ciência


O anjo e o Sistema Solar




Após o final da explanação os visitantes eram convidados para visita a sessão onde estava o artista plástico: Paulo Carneiro. Ele transforma lixo em grandes artes. Já ganhou prêmio internacional e é connhecido internacionalmente. Confira as fotos.

 Paulo Carneiro e visitantes: a arte do lixo

 Material utilizado

Obras de Paulo Carneiro


Outras obras



Paleontologia:

Lá tinham desde ossos segmentados a répricas de dinossauros que encatavam a todos. Muitos animais empalhados que já estão em extinção ou ameaçados. A carcaça de uma arcada dentária de um tubarão foi um sucesso. Muitos insetos que ajudaram os alunos a explicarem a teoria de Darwin, além de muitas curiosiades.

O professor Silvio de Biologia foi líder deste grupo e também estar de parabéns pela riqueza dos detalhes e o preparo dos aluno.

17 de mai. de 2011

O Cenário da Educação Pública no Brasil

Professora Amanda Gurgel (RN) silencia toda cúpula de deputados e da Senhora secretaria de Educação ao apresentar o verdadeiro cenário da educação não apenas de sua região, mas que é, sem dúvida de todo o país.




É desse tipo de políticas públicas que eu acredito ser possível, pelo menos, de levar a tona todas as nossas angustias 'pela situação da educação, especificamente, do que vive o professor. Assim, como esta professora, nós também devemos colocar em audiências públicas, pois as assembléias não têm o público a quem se destina nossa fala. Lá não estão os senadores, deputados, vereadores. Precisamos colocar nossa situação pelas vias das políticas públicas de forma geral e não apenas pelos momentos de assembléias onde o público somos nós mesmos.

Quem sabe depois da fala de Amanda nossos dirigentes ao menos nos respeitem mais!
Minha grande preocupação é que este ato político se torne uma literatura da aexcelência do educador pela mídia, onde de forma astuta pode chamar atenção do públic não pra o teor muito bem apresentado, mas pela beleza e seriedade do conteúdo exposto.

Peço a todos que virem este vídeo que torne isso um ato político e não uma mera situação para a mídia ficar usando como atrativo visual desviando a atenção do teor do discusso da rof. Amanda que é a fala de todos nós educadores.

Assim, acredito que devemos unir forças através da divulgação, mas também da confirmação e complementação deste discurso. Explanar, expor, mostrar, falar, enviar, reformar, confirmar, agir, rebelar, ousar, politzar... são verbos que devemos, agora aproveitar para conjugar juntos!

Confira este bom exemplo de nossa colega:

13 de mai. de 2011

Trilha da Hmanidade: Festa das Mães - Ação 02

Este é um ano para o Colégio Império nde mais uma vez um projeto pedagógico vem direcionar todas as nossas ações fundamentando os nossos trabalhos, Em 2011 com Na trilha da humanidade, o colégio também levou suas mamães para trilhar em nossa orla marírima até a praia do Corsário para uma deliciosa homenagem no restaurante em plena orla marítima.

No caminhos os professores Fredson e Cleidson fizeram a alegria das mamães no ônibus com brincadeiras, poesias  e muitas músicas.

Na chegada as mamães foram homenageadas e participaram do delicioso almoço.

A Diretora pró Sessé homenageando as mães

As mães também foram homenageadas através de um slide produzido e mostrado no restaurante. Foram muitas emoções!



 

Projeto: Na Trilha da Humanidade Ação 01 do 1o ao 5o ano

Na trilha da humanidade: Bus tour trilhando na cidade do Salvador

Os alunos do 1o ao 5o ano, do Colégio Império, iniciaram a trilha da humanidade percorrendo a Cidade de Salvador afim de investigar sobre sua fundação, sua história e sua administração.

Através das contribuições dos indígenas, dos africanos e dos brancos portugueses, os alunos puderam analisar a primeira capital do Brasil e porque Tomé de Souza escolheu nossa cidade para iniciar o processo de colonização no Brasil.

Além disso, os alunos puderam conhecer pontos turísticos, centros administrativos e comeceias, a orla marítima, pontos históricos, patrimônios da humanidade, entre outras.

Em cada parada na trilha de Salvador', monitoramento, estudo e muita investigação.

PROJETO: NA TRILHA DA HUMANIDADE

NA TRILHA DA HUMANIDADE
SÍNTESE DO PROJETO 






1. APRESENTAÇÃO

Este é um projeto de empreendimento e de relação inter(trans)disciplinar que vai mover iversas ações durante todo o ano de 2011 no Colégio Império.
(...)O título do projeto possui uma intencionalidade para o tema, pois trilhar a humanidade aqui, quer dizer refazer os caimnhos percorrido pelo homem em sua trajetória evolutiva e poder olhar de forma crítica e autônoma sobre os resultados positivos e negativos nos vestígios deixados por eles em sua trilha. Também poder refazer e reconstruir o comportamento deste homem, no que tange o resgate pelo planeta vivo.
Trilhando com a humanidade iremos descobrir e nos aprofundarmos em temas nas variadas áreas do conhecimento(...) (completo no projeto).